PINTURAS    EXPOS    OUTROS    INFO




NOV — DEZ/18
MECAIntro: Mariana Poppovic


Entre 04/11 e 04/12 ficou exposta minha primeira mostra individual, que integrava o projeto #MECAIntro. De curadoria de Lucas Pexão, o projeto tem por objetivo justamente promover, a cada mês, a primeira exposição individual de uma/um artista visual diferente.







vista da exposição





As obras ficavam à mostra no espaço expositivo do MECA durante eventos como shows e palestras, e um release escrito pelo Lucas foi publicado no MECAJournal: 


“A paulistana Mariana Poppovic começou a mostrar seu trabalho no cenário independente, entre zines e cartazes, no limbo dos artistas/ilustradores de São Paulo. Atualmente vivendo no Porto, em Portugal, ela acaba de concluir seu mestrado em Pintura, fazendo uma brava transição do traço para a tinta. Sua primeira exposição individual acontece agora no projeto MECAIntro, em São Paulo, mostrando justamente um desdobramento de sua pesquisa acadêmica, intitulada “Mil Formas, Em Uma e Mil Formas, Nenhuma”, discutindo amor, loucura e feminilidade.

Em sua defesa do mestrado, que articulou para que acontecesse dentro de uma instituição psiquiátrica no Porto, a artista utilizou a pintura como ferramenta para uma vasta investigação da psique. No MECAIntro a busca segue, mas a seleção de obras propõe um olhar para uma bolha específica: a artista e seu companheiro, o curador e crítico Roger Valença, vivendo juntos em outro país, com seus objetos, sua casa, seus corpos e percursos entrelaçados.

Os modelos retratados nas pinturas são Roger, interpretando Mariana ou sendo ele mesmo, e a própria artista, em autorretratos que também podem ser naturezas mortas, incluindo composições de objetos pessoais. As obras surgem desse lugar de sinceridade profunda e cotidiana, no qual as habilidades e obsessões da artista parecem convergir em pinturas deliciosas que combinam cores brilhantes com sabores inusitados.”





︎
Durante o período da mostra, saíram também outros textos sobre meu trabalho — como o do Uma Artista por Dia, o da Pensarte e o da Artichoke. Dêem uma olhadela!
︎             ︎︎        ︎            ︎    ︎           
    ︎  ︎︎︎        ︎  ︎︎︎
︎︎          ︎︎︎︎    ︎︎          ︎︎︎︎


︎ ︎ ︎
© Mariana Poppovic 2018