INFINÍPTICO
Mil formas, em uma;
Mil formas, nenhuma.
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é um projeto no qual exploro a desconfiança de que sou louca, buscando identificar essa loucura, ressignificá-la e, em última instância, redimi-la enquanto a compreenda como forma de redenção.
Roger pela Manhã
(2018)
Acrílica e óleo sobre tela
138 x 104 cm
Infiníptico é um atlas.
É um corpo explodido.
Patética
(2018)
Óleo sobre tela
120 x 120 cm
“Autorretrato n°15 (ou Roger Azul)”
(2018)
Óleo sobre tela
120 x 120 cm
“Autorretrato n°14 (ou Natureza Morta com Azeite)”
(2018)
Óleo sobre tela
90 x 150 cm
Pânico Tônico Clônico 2
(2017)
Óleo sobre tela
80 x 120cm
Pânico Tônico Clônico 1
(2017)
Óleo sobre tela
80 x 120cm
Sem Título (Espantalho)
(2017)
Óleo sobre tela
±120 x 90 cm
“Autorretrato nº13 (ou Roger com Espadas de São Jorge)”
(2017)
Óleo sobre Tela
85 x 150 cm
“Autorretrato nº12 (ou Feira pela Manhã)”
(2017)
Óleo sobre Tela
61,5 x 76 cm
(2017)
Óleo sobre Tela
61,5 x 76 cm
“Autorretrato nº11 (ou Brincos e Brinquedo)”
(2017)
Óleo sobre Tela
80 x 60 cm
“Farsa nº06 (ou Dissociação)”
(2017)
Óleo sobre Tela
50 x 60 cm
(2016)
Óleo sobre Tela
± 30x40 cm
"Autorretrato nº 08 (ou Fantasmas)”
(2016)
Óleo sobre Tela
100 x 190 cm
"Autorretrato nº 07 (ou Stela Urinou no Skype)"
(2016)
Óleo sobre Tela
90 x 78 cm (arestas 45 cm)
(2016)
Óleo sobre Tela
90 x 78 cm (arestas 45 cm)
"Farsa nº 05 (ou Eu Efêmera)"
(2016)
Óleo sobre Tela
20 x 25 cm
(2016)
Óleo sobre Tela
20 x 25 cm
"Autorretrato nº 06 (ou Quando o Avô deu ao Teo sua Camisa, Ficando de Peito Nu na Cabeceira da Mesa)"
(2016)
Óleo sobre Tela
100 x 140 cm
"Farsa nº 04 (ou o Puxa-Pelos com Tapetinho)"
(2016)
Óleo sobre Tela
35 x 30 cm
"Autorretrato nº 05 – I e Autorretrato nº 05 – II (ou Díptico nº2 com Orelha de Grace Jones)"
(2016)
Óleo sobre Tela
18 x 13 cm cada uma
"Farsa nº 03 (Ou Michael Jackson na 25 de Março)"
(2016)
Óleo sobre Tela
80 x 60 cm
"Farsa nº 02 – I e Farsa nº 02 – II (ou Díptico nº1)”
(2016)
Óleo sobre Tela
50 x 40 cm cada uma
"Farsa nº 01 (Ou Retrato da Artista com Olhos de Cadela)”
(2016)
Óleo sobre Tela
80 x 60 cm
“Autorretrato nº03 (ou Mesa da Noémia)”
(2015)
Acrílica sobre tela
20 x 50 cm
(2015)
Acrílica sobre tela
20 x 50 cm
“Autorretrato nº02 (ou Jardim da Noémia)”
(2015)
Acrílica sobre tela
45 x 55 cm
“Autorretrato nº01 (ou Cena no Ateliê)”
(2015)
Acrílica sobre tela
50 x 40 cm
MIL FORMAS foi minha pesquisa para o Mestrado em Pintura da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto,
que decorreu entre SET/2015 e SET/2018.
Através das pinturas e da dissertação, a formulação das perguntas, suas implicações e seus desenvolvimentos são naturalmente muito diferentes. Proponho por isto que as duas metades, às quais chamo, respectivamente, de Mil Formas, Em Uma e Mil Formas, Nenhuma, sejam simultaneamente introdução e conclusão uma da outra, dando ao trabalho um caráter infinito (infiníptico).
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Mil Formas, em uma:
É a manifestação físico-espiritual da pesquisa. Retrata com preciosidade o desreal, o terrível e o estupidamente cotidiano. Ao mesmo tempo, numera a evolução do aprendizado do processo pictórico. É dividido entre Autorretratos, em que tudo que não era autorretrato passa a ser, e Farsas, nas quais um sujeito tenta disfarçar-se, mas falha.
É a manifestação físico-espiritual da pesquisa. Retrata com preciosidade o desreal, o terrível e o estupidamente cotidiano. Ao mesmo tempo, numera a evolução do aprendizado do processo pictórico. É dividido entre Autorretratos, em que tudo que não era autorretrato passa a ser, e Farsas, nas quais um sujeito tenta disfarçar-se, mas falha.
Mil Formas, Nenhuma:
Exercício retórico e projeção da voz do trabalho. Relaciona delimitações psicanalíticas de identidade, sanidade e feminilidade com um pensamento místico, simbólico e intuitivo,
a fim de traçar uma compreensão específica da loucura e descobrir para onde isto nos pode levar.
Exercício retórico e projeção da voz do trabalho. Relaciona delimitações psicanalíticas de identidade, sanidade e feminilidade com um pensamento místico, simbólico e intuitivo,
a fim de traçar uma compreensão específica da loucura e descobrir para onde isto nos pode levar.