PINTURAS    EXPOS    OUTROS    INFO











FEV-JUL/16 Cerâmica Pânica

Série de peças em técnica mista,
identidade gráfica do projeto,
montagem exposição


Projeto completo para a cadeira de Estudos Tecnológicos do Mestrado em Pintura, no qual explorei a mídia cerâmica pela primeira vez e que desenvolveu-se numa micro-exposição na loja OUT to LUNCH, com meus trabalhos, fotos do Nuno Vieira de Alguém Peculiar e com release escrito por Roger Valença.










Nesta pesquisa explora-se aspectos do universo psicopatológico e busca-se turvar limites entre dualidades como arte e artesanato, feio e belo e ingênuo e perverso. Resume-se no contraste estético entre caramelo e carne crua. Há duas tipologias de objeto: Inutilitários (objetos cerâmicos) e Orelhas (objetos em técnica mista).


I. Inutilitários















II. Orelhas













III. Relatório









IV. Release

Por Roger Valença

Pã, o deus grego dos bosques e símbolo da fertilidade, é dono de uma personalidade luxuriosa e brincalhona, embora, muitas vezes, sinistra. É graças a ele que sentimos, por vezes, um medo repentino, aterrorizante e insensato: o pânico.

Os pavores súbitos que se apoderavam dos viajantes ao atravessar uma floresta obscura é o mesmo sentimento que a artista Mari Poppovic tenta domar ao atravessar um território desconhecido. Qual é a essência de Pã, ou seja, qual é o limite discernível entre a inocência infantil e a malícia do asco? Qual a diferença entre a saliva provocada pelo prazer e aquela provocada pela náusea?
Orelhas, guardiãs de nosso labirinto, são o ponto de encontro entre a estranheza de um corpo adulto e o conforto tátil de um bebê. Os Inutilitários, por sua vez, condensam o contraste entre a luxúria pegajosa e o desconforto primitivo.

Na exposição Cerâmica Pânica mensagens secretas se revelam a um olhar atento. Em pequenos carimbos, vozes gritam solidificadas nos objetos. Um desfrute sinestésico subjaz a um aparente incômodo visual. Sensações imprevistas e inexplicáveis, a atmosfera do habitat de Pã, estão aqui condensadas, transformadas em argila.
 


V. Exposição & Parte Gráfica






 
© Mariana Poppovic 2017